AS ATITUDES DO CEGO BARTIMEU (MC 10.46-52)
- Ministro Ev. Olicio José
- 24 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Foi em Jericó que aconteceu este grande milagre, cidade esta que ficava aproximadamente uns 20 km de Jerusalém era uma comunidade próspera e comercial, produzia vários tipos de produtos incluindo o bálsamo. Zaqueu o publicano era um homem rico e morava em Jericó trabalhava como cobrador de impostos:
E eis que havia ali um homem, chamado Zaqueu, que era chefe entre os publicanos, e ele era rico. ( Lc 19.02)
Mostrando que realmente era uma próspera cidade, outro fato é que havia nesta cidade vários ladrões aproveitando das viagens dos mercadores que desciam de Jerusalém para Jericó.
E, respondendo Jesus, disse: Um certo homem descia de Jerusalém para Jericó, e caiu entre ladrões, os quais o despojam, e o feriram, e partiram, deixando-o quase morto. (Lc 10.30)
Pedir esmolas era uma atividade constante próximo ao templo e em cidades que havia prosperidade financeira, foi nesta constância que Cristo ia passando seguido de uma grande multidão e BARTIMEU estava junto ao caminho mendigando ele era cego, mas não surdo, desta forma ele já ouvira falar da fama de Jesus
A sua fama, porém, se propagava ainda mais; e grandes multidões se ajuntavam para ouvi-lo, e para serem por ele curadas de suas enfermidades. (Lc 5.15)
vejamos agora as Atitudes de Bartimeu que o fez ser um verdadeiro Cristão.
1. JUNTO AO CAMINHO (V, 46)
Isso Mostra que o Cego Bartimeu mesmo sendo cego ele estava, no lugar certo, claro que foi Jesus que passou ali, mas é necessário que por mais cego espiritual que seja deve estar no lugar certo.
2. ELE CLAMAVA CADA VEZ MAIS (V, 48);
Em momentos de crise é necessário orar constantemente, o problema é que quando a oração começa a chegar aos ouvidos do Senhor, alguns que se dizem irmãos querem nos calar, mas é a nossa oração que vai fazer Jesus parar (v, 49), e não a afronta dos repreensores.
3. LARGOU A CAPA (V, 50);
A capa poderia ser de couro e representa a proteção humana que o cego tinha durante toda a sua vida, ele a deixou, pois sabia de agora em diante receberia uma proteção divina, temos que deixar a capa do pecado para chegar até Jesus.
4. EU QUERO VER (V, 51);
O cego estava naquela região, mendigando porque era a sua forma de sobrevivência, “O que queres que eu te faça” (v, 51) Jesus faz esta pergunta para colocar Bartimeu em prova, era a cura da vista ou era o dinheiro, Bartimeu escolheu a cura de sua visão.
5. SEGUIU JESUS (V, 52);
É uma verdade predominante que a sociedade após receber um milagre não continua a seguir Jesus, devemos tomar este exemplo como uma doutrina, se Jesus me abençoou eu tenho por amor o segui-lo de todo o meu coração renunciando a carne e carregando minha cruz, para não ser um cristão ingrato.
Boa Glória